Padre Santo




Sermões de S. Vianney
  • Voltar






04/09/15
CATECISMO SOBRE A SALVAÇÃO




CATECISMO SOBRE A SALVAÇÃO

 

Há muitos cristãos que nem sequer sabem por que estão no mundo...

__Por que foi, ó meu Deus, que me pusestes no mundo?

— Para te salvar.

— E por que me quereis salvar?

— Porque te amo".


O bom Deus nos criou e pôs no mundo porque nos ama; quer salvar-nos porque nos ama... Para nos salvarmos é  preciso conhecermos, amarmos e servirmos a  Deus. Ó bela vida!... Como é belo, como é grande conhecer, amar e servir a Deus! Só isto temos que fazer neste mundo. Tudo o que fizermos fora disso é tempo perdido. É preciso só agir por Deus, por as nossas obras nas Suas Mãos... Devemos dizer ao acordar: "Queria trabalhar hoje por vós, ó meu Deus! Submeter-me-ei, a tudo vindo de Vós, a tudo o que Me enviardes. Ofereço-Vos em sacrifício. Mas, meu Deus, eu nada posso sem Vós; ajudai-me!"

Oh! Como no momento da morte havemos de lamentar o tempo que tivermos dado aos prazeres, às conversas inúteis, ao repouso  em vez de o termos empregado  na mortificação,  na oração, nas boas obras, em pensar  na nossa pobre miséria, em chorar  os nossos pobres pecados! É então que vemos que nada fizemos para o Céu.

Ó meus filhos, como é triste! Três quartas partes dos  cristãos  só trabalham para satisfazer este cadáver que vai dentro em breve apodrecer na terra, ao passo que não pensam na sua pobre alma, que deve ser eternamente feliz ou desgraçada. São falhos de espírito e de bom senso: isto faz tremer!

Eis aí, pois, esse homem que se atormenta, que se agita, que faz barulho, que quer dominar sobre tudo, que  se julga alguma coisa,  que parece querer dizer ao sol: "Sai daí: deixa-me iluminar o mundo em teu lugar!". Um dia, esse homem orgulhoso será reduzido quando muito a uma pitada de cinza que será arrastada de riacho em riacho, de Saône em Saône, até ao mar.

Vede,  meus filhos, eu penso muitas vezes que nós nos  parecemos com esses montinhos de areia que o vento  junta no caminho, que volteiam um momentinho e se desfazem imediatamente depois...

Nós temos irmãos e  irmãs que morreram. Pois bem!  Eles estão reduzidos a esse punhadinho de cinza de que falo.

As pessoas do mundo dizem que é muito difícil fazer a própria salvação. Entretanto, não há nada mais  fácil: observar os mandamentos de Deus e da Igreja, e evitar os sete pecados capitais; ou então, se quiserdes, fazer o bem e evitar o mal; é só isso.

Os bons cristãos que trabalham em salvar a própria alma e em fazer a sua salvação estão sempre felizes e contentes, gozam antecipadamente da felicidade do Céu; serão felizes durante toda a eternidade. Ao passo que os maus cristãos que se condenam são sempre para lastimar; murmuram, são tristes, são infelizes como as  pedras, e sê-lo-ão durante toda a eternidade. Vedes que diferença.

Eis aqui uma boa regra de conduta: só fazermos aquilo que pudermos oferecer a Deus. Ora, não se lhe podem  oferecer maledicências, calúnias, injustiças, cóleras, blasfêmias, impurezas, espetáculos, danças... Entretanto, não se faz senão isso no mundo.


Falando das danças, S. Francisco de Sales dizia "que elas são como os cogumelos; que os melhores não valem nada..." As mães bem que dizem: "Oh! Eu velo sobre minhas filhas". Velam-lhes sobre o vestuário, mas não lhes podem velar sobre o coração. Aqueles que fazem dançar na sua casa, sobrecarregam-se de uma responsabilidade  terrível perante Deus; são responsáveis por todo o mal que se faz, pelos maus pensamentos, pelas maledicências, pelos ciúmes, pelos ódios, pelas vinganças...  Ah!  Se  eles compreendessem  bem essa responsabilidade,  nunca fariam dançar. Tal qual como os que  fazem maus escritos, maus quadros e  más estátuas; são  responsáveis  por todo o mal que esses objetos produzirem durante o tempo que durarem...  Oh! Isto causa perturbação!

Vede,  meus filhos, é preciso refletir que nós temos  uma alma por salvar e  uma eternidade que nos aguarda. O mundo, as riquezas, os prazeres, as honras passarão; o Céu e o Inferno jamais passarão. Tomemos, pois, cuidado.

Os  santos nem todos começaram bem,  mas  todos acabaram bem. Nós começamos mal, pois acabemos bem, e nos iremos juntar a eles no Céu.



São João Maria Vianney, Retirado do livro: Espirito do Cura D'Ars - Nos seus catecismos, Homilias e Conversação 




Artigo Visto: 1977